(*Roney Minella) - Para abastecer com água potável a Escola Municipal Santa Rosa – Pólo, e Escola Estadual Profª Tertulina Martins de Oliveira, a Prefeitura de Itaquiraí (MS), através da Secretaria Municipal de Educação perfurou um poço artesiano no interior das referidas escolas, localizadas no PA Santo Antônio.

Poço artesiano construído pela Prefeitura de Itaquiraí em escola rural do Assentamento Santo Antônio jorra água de boa qualidade e própria para consumo. Foto: Divulgação

A obra, já concluída e entregue à toda a comunidade escolar garante a captação de água de boa qualidade, resolvendo definitivamente um problema que preocupavam diretores, coordenadores pedagógicos, professores e afligia diretamente os milhares de alunos que freqüentam o local.

A água que abastecia as Unidades de Ensino, oriunda de um poço artesiano localizado no pátio das mesmas, apresentava problema e estava imprópria para o uso e consumo humano. Logo após uma manutenção, verificou-se que o poço estava danificado tornando a água impura, por excesso de certos minerais, sendo necessário então, fazer outro poço imediatamente.

A iniciativa da construção do poço artesiano surgiu por parte Administração Municipal, atendendo reivindicações de diretores e, sobretudo, visando o atendimento da comunidade escolar. "A Escola conquistou junto à administração municipal a perfuração de um novo poço artesiano, pois, o poço anterior entregue junto com a Escola Estadual Profª Tertulina Martins de Oliveira, apresentou problemas” explica o diretor da Escola Municipal Ademir Batista.

"Se temos água potável de boa qualidade em nossa escola hoje, fruto de uma ótima parceria com a administração Municipal” salientou, o diretor da Escola Estadual, Eleir Roberto Rozatti.

"A Unidade de Ensino é uma Escola nova e bem estruturada. Identificamos que havia um problema grave com água, já que a água potável é de suma importância para a unidade de ensino. Levamos a situação para o prefeito Ricardo Fávaro Neto, que determinou a imediata perfuração de um novo poço artesiano”, explica a secretária municipal de Educação Valdirene Rodrigues Salomão.

A construção do novo poço artesiano exigiu um investimento de aproximadamente R$ 15 mil. O atendimento do pleito por parte do prefeito Ricardo só reforça o grande compromisso da Administração com o setor da Educação.

“Foi mais uma realização que atendemos com satisfação. Aliás, desde a questão do pagamento do piso nacional e através de outros importantes benefícios nós colocamos em prática como forma de incentivo e apoio à Educação, sustentando tranquilamente o nosso slogan Itaquiraí que dá certo”, aponta o prefeito Ricardo Fávaro.