Canoístas ambientalistas remaram 30 quilômetros do Porto Camargo (PR) à Praia da Amizade, em Itaquiraí (MS). Foto: Roney Minella

Durante o percurso os remadores deram início à identificação e demarcação do canal a ser definido como rota de caiaques, para canoístas individual ou em dupla, visando o projeto canoagem ecológica - navegação de contemplação. Eles tiveram a oportunidade de vislumbrar as diferentes paisagens naturais, afluentes como o rio Amambai, paredões das encostas, aves e animais que formam o ecossistema da região. Anotaram tudo, inclusive coordenadas e tempo de navegação.

Técnica ambiental faz anotações em Itaquiraí sobre percurso, longitude e outras informações da trilha para caiaque no rio Paraná, dentro do Parque Nacional Ilha Grande. Foto Roney Minella

Ao chegarem na Praia da Amizade eles foram recepcionados pelo prefeito Ricardo Fávaro, secretário de Meio Ambiente Luiz Carlos de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Flipe Kopper, secretário de Planejamento e Finanças José Belo, secretário de Administração Mauro Gutierre, e diretores de departamentos de órgãos municipais.

O chefe do ICMBio, Erick Xavier, relatou minuciosamente o trabalho que está sendo realizado. “São procedimentos necessários para a execução do projeto. Queremos vender esta ideia do ecoturismo de contemplação para canoístas e remadores. Enfim, um projeto de turismo sustentável. Para isso, estamos registrando o que há de infraestrutura nas paradas destes turistas, para pernoites, acampamentos, alimentação, enfim, tudo que pode ser acrescentado como opção aos visitantes. Neste mesmo trabalho, estaremos, futuramente, sugerindo ações aos parceiros, e o município de Itaquiraí é importante e está inserido neste projeto”, disse Erick ao prefeito Ricardo e aos secretários.

A caravana de ambientalistas montou acampamento na Praia da Amizade, pernoitou no local e, no início da manhã, seguiu viagem realizando o mesmo trabalho ao passarem pelo Porto Morumbi, ilhas, afluentes do rio Paraná como o rio Iguatemi, antigo Porto Fragelli em Mundo Novo terminando o percurso em Guaíra (PR).

“Vamos aguardar a próxima visita para conhecermos os encaminhamentos e contribuirmos efetivamente para que este projeto possa ser realidade e seja uma importante opção de ecoturismo em Itaquiraí”, comentou o prefeito Ricardo Fávaro.

Ponto de parada em trilha ecológica de canoagem de contemplação, à margem do rio Paraná. Imagem: Fim de tarde. Foto: Vitor Barbato