Saúde intensifica ações de combate à dengue e alerta população para os cuidados
Saúde
18 de Abril de 2025,
Departamento de Comunicação
A Prefeitura está ampliando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e zica. Equipes do Controle de Vetores estão atuando de forma intensificada em todos os bairros para eliminar focos do mosquito e evitar novos casos, hoje por exemplo, feriado de Sexta-Feira Santa, os agentes da Secretaria de Saúde estão nas ruas.
As ações incluem a aplicação de inseticida em áreas críticas, feita por meio de carro fumacê, bombas costais e termonebulizadores, além da fiscalização de residências. Durante as visitas, os agentes também estão orientando moradores sobre as medidas preventivas e a importância de eliminar qualquer criadouro do mosquito dentro de casa.
“Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos que cada cidadão também assuma seu papel nessa luta. O mosquito da dengue se prolifera em água parada, e é dentro das propriedades que estão a maioria dos focos”, afirma o secretário de saúde, Sérgio Puppo.
A participação dos moradores é fundamental para vencer essa batalha. A orientação é que todos façam uma vistoria semanal em seus quintais, calhas, caixas d’água e recipientes que possam acumular água. Uma simples tampinha de garrafa com água parada pode virar um criadouro do mosquito.
Como você pode ajudar:
• Elimine qualquer recipiente que acumule água parada.
• Mantenha lixeiras tampadas.
• Tampe tonéis, caixas d’água e cisternas.
• Limpe calhas e ralos com frequência.
• Receba bem os agentes de saúde — eles estão ali para proteger você e sua família.
“A luta contra a dengue não é apenas do poder público. É uma responsabilidade de todos. Vamos juntos proteger nossas famílias, nossos vizinhos e nossa cidade”, disse Sérgio.
O último boletim da Secretaria de Saúde aponta 72 casos positivos para dengue, 19 aguardando resultado, 04 confirmado para zica e 25 aguardando resultado. O boletim foi emitido no último dia 14.
A Prefeitura segue monitorando de perto os casos e reforça o compromisso com a saúde da população. Mas lembra: sem a ajuda de todos, nenhuma ação será suficiente. Faça a sua parte.