(*Roney Minella) – O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), tomou mais uma importantíssima medida de contenção ao COVID-19. Após reunião com o Comitê de Combate à Crise do Coronavírus ocorrido na manhã de hoje (07-04), ele assinou o Decreto 4658/2020, suspendendo o acesso à Praia da Amizade (Itaquipraia) e à rampa do Porto Santo Antônio, de desembarque e embarque ao rio Paraná.

Outra decisão do prefeito, conforme o artigo 2º do mesmo decreto também suspende a visitação à área de camping da Praia da Amizade, principal ponto turístico de Itaquiraí, local encontro de pescadores, e um dos portais de acesso ao Parque Nacional de Ilha Grande. Todos os fins de semana, famílias inteiras e visitantes de outros municípios costumam se deslocar para a prainha, principalmente em períodos de feriados.

Prefeito Ricardo Fávaro explica novo decreto que interdita a Praia da Amizade, acompanhado pelo secretário de Saúde Marcelo Rosa, e vereador Edilson Pereira. Foto: Guiomar Biondo

“Estas medidas são necessárias para garantirmos a eficácia das ações já tomadas de restrição à aglomeração de pessoas, e terão validade temporária. Portanto, visitantes e turistas que costumam vir de outros municípios e estados para momentos de lazer e confraternização terão que aguardar o fim da validade do decreto para o ingresso à Praia da Amizade”, informa Ricardo Fávaro.

Prefeito Ricardo Fávaro em reunião com o Comitê de Combate à Crise do Coronavírus, na manhã de hoje (07-04). Foto: Guiomar Biondo

O Comitê de Combate à Crise do Coronavírus, formado por representantes do Executivo Municipal, secretaria municipais de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Procuradoria Geral do Município, Câmara de Vereadores, ACIITA – Associação Comercial e Industrial de Itaquiraí, Bello Alimentos, Polícia Militar e Ministério Público Estadual voltou a discutir as medidas de prevenção ao coronavírus em Itaquiraí.

O prefeito Ricardo avalia que as providências tomadas até o momento surtiram efeitos desejados, porém, voltou a conclamar a população para que aqueles que puderem, fiquem em casa. Além disso, que todos mantenham as ações higiênicas já recomendadas.

“O toque de recolher continua valendo e, durante o dia, dentro das lojas, comércio em geral e empresas, é imprescindível manter o distanciamento mínimo de 1,5m. Em Itaquiraí não temos nenhum caso suspeito da doença e trabalhamos, com o apoio de todos para que continue assim”, comentou o prefeito durante entrevista.

O secretário municipal de Saúde falou do envolvimento dos comerciantes, no sentido de aprimorarem as medidas de prevenção e orientação aos clientes, e voltou a pedir que haja conscientização visando evitar a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja ele comercial, de lazer, esportivo, religioso ou social. “Estamos fiscalizando e temos a participação dos organismos de segurança pública para fazer cumprir estas determinações que são em benefício da saúde da população”, justifica Marcelo Batista Rosa.

Falando em nome da Câmara de Vereadores, o vereador Edilson Luiz Pereira informou que a sessão ordinária foi uma das decisões de apoio à prevenção ao coronavírus. “Tenho permissão do presidente, vereador Varley Fávaro para informar que estamos fazendo levantamentos no sentido de que parte do duodécimo do Legislativo seja devolvido aos cofres do Município e direcionado para o setor da Saúde no auxílio às despesas de combate ao Covid-19”, anunciou Edilson.

*Roney Minella - Jornalista-Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí - (DRT/MS 1432)