(*Roney Minella) - A Prefeitura de Itaquiraí e o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Administração Regional de Mato Grosso do Sul) concluem hoje (27-11), o curso de Informática Básica. As aulas, iniciadas na última terça-feira foram todas ministradas pelo instrutor Nery Junior Batista Areco, num total de 32 horas/aula.

Instrutor do Senar, Nery Junior, ao ministrar aula de Informática Básica a alunas de Itaquiraí.

O oferecimento do curso é o resultado da parceria com o Senar, numa articulação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, com apoios das secretarias municipais de Administração, e Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Pela necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas, o curso que abriria vagas para um número maior de alunos foi ministrado para apenas seis participantes, com o devido distanciamento social como forma de evitar a Covid-19”, justifica a coordenadora Lucy Zampiva.

Os participantes do curso puderam adquirir conhecimentos básicos de informática, fato que permitirá melhores resultados na hora de desempenhar as atividades com o computador. “Apresentamos desde o conceito de informática, os princípios e função do computador, informações sobre os dados, componentes físicos, conceito dos sistemas operacionais: Linux, Mac, OS e Windows”, explica Nery.

Equipe do Município de Itaquiraí, instrutor do Senar e alunos participantes do curso de Informática Básica encerrado hoje. Foto: Guiomar Biondo

O instrutor destacou que durante as aulas os alunos aprenderam como funciona e se utiliza a área de trabalho, o mouse e o teclado para se abrir um aplicativo e janela do Windows, bem como fazer o gerenciamento de pastas e arquivos. Além disso, os alunos tiveram o acesso aos diversos programas e de como formatar textos e salvar documentos. “Por último, a internet, definição, navegadores, tipos de conexão, segurança e acesso ao site fizeram parte do conteúdo que apresentamos neste curso”, informa o instrutor do Senar.

De acordo com informações da secretaria da Coordenadoria da Mulher, a parceria Prefeitura-Senar ainda proporcionará mais um curso este ano. “Será de Informática avançada. As aulas serão de 14 a 17 de dezembro. Com este curso a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher da “Administração Itaquiraí que dá certo”, encerrará suas atividades”, informa Rozivânia Quevedo.

*Roney Minella - Jornalista-Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí - (DRT/MS 1432).