A Prefeitura Municipal de Itaquiraí lançou na semana passada, no interior do Assentamento Santa Rosa, o Projeto Itaquileite. A meta é atender exclusivamente produtores da agricultura familiar, com a implantação de 300 piqueteamentos, para a melhoria da produção, melhoria da qualidade de leite, e da genética do rebanho leiteiro.

Esta é uma iniciativa do prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), que viabilizou junto a União Europeia, recursos da ordem de 400 mil euros para a consecução do projeto. “Estamos iniciando um investimento de R$ 1.300.000,00 para a expansão e melhoria da produção de leite em nosso município. O prazo para conclusão deste projeto é de dois anos”, informa o prefeito Ricardo.

Ao lançar o projeto, no último dia 5, na sede da Associação Diamante Verde, o secretário municipal de Agricultura, vice-prefeito Daniel Mamédio do Nascimento, reuniu-se com representantes de nove associações, sendo presidentes, diretores ou associados. Da reunião também participaram o Coordenador do Itaquileite, médico veterinário Anderson da Silva, o técnico agropecuário Elson Nogueira de Souza.

[caption id=attachment_4994 align=alignnone width=986] Daniel Mamédio durante o lançamento do Projeto Itaquileite a produtores da agricultura familiar (Fotos: Edson Freitas)[/caption]

“O projeto Itaquileite é uma parceria do Município de Itaquiraí com a União Europeia. Vamos utilizar o sistema de piqueteamento para fortalecer a bacia leiteira, principalmente da agricultura familiar. A ideia é produzir leite a pasto. Para isso, será definida uma área de um hectare por propriedade, para o manejo rotativo do gado, obrigando o consumo rápido e regular, evitando, por exemplo, a seleção de pastagem e envelhecimento do pasto a ser consumido pelo gado”, comentou Daniel.

Ao destacar pontos do projeto, o coordenador do Itaquileite observou que o piqueteamento garante a oportunidade de se utilizar a pastagem em estado favorável tanto para o gado quanto para a planta. “Enfim, é um projeto extremamente interessante, pois, num espaço reduzido da propriedade, o produtor oferecerá a alimentação adequada resultando não só numa maior produção, mas, principalmente, na retirada de um leite de maior qualidade. E este detalhe é que faz a diferença na hora da comercialização” pontuou Anderson da Silva.

Daniel Mamédio e Anderson da Silva destacaram que o Município investirá 70% dos custos na implantação de cada piqueteamento. Ao produtor caberá os outros 30% dos gastos. Neste cálculo está inserido a preparação da área (5,5 horas de máquina), correção do solo (aplicação de calcário e adubo orgânico), aquisição das sementes (20 quilos por propriedade), 9 dúzias de lascas, um rolo de arame (1000 metros), e todo acompanhamento técnico. A segunda fase do projeto terá investimentos na aquisição de sêmen e nitrogênio, que serão utilizados na melhoria genética do rebanho, onde também serão abordados as demais ações articuladas, como a instalação dos 15 pontos de recebimentos de leite, ou seja, os entrepostos dotados de resfriadores.

[caption id=attachment_4991 align=alignnone width=1024] Coordenador do Itaquileite, Anderson da Silva apresenta detalhes do projeto aos produtores rurais[/caption]

Feita a exposição do projeto, os representantes das entidades rurais, Associação da Agricultura Familiar de Itaquiraí (APAFI), Associação de Produtores Rurais do Assentamento Santa Rosa, Associação Agricultores Familiar de Itaquiraí (AAGRIF), Associação dos Ex-funcionários da Fazenda Santo Antônio (ASFASA), Associação Produtores do Assentamento Caburaí, Associação de Agricultores Terra Viva de Itaquiraí, Associação Diamante Verde Itaquiraí, Associação dos Trabalhadores Rurais Terra Fértil, Associação dos Trabalhadores Rurais P.A Santo Antônio 8 de Março de Itaquiraí (ASSOMAR), apresentaram questionamentos e esclareceram dúvidas.

“A partir de agora aguardamos o cadastramento dos produtores interessados, que deverão procurar suas associações para o encaminhamento das documentações. Feito este pré-cadastro, haverá uma seleção pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os 300 produtores selecionados participarão de um seminário onde passarão conhecer toda a profundidade deste projeto que tem cunho socioeconômico e sustentável”, finalizou Daniel Mamédio.