Prefeito Thalles vai a Campo Grande em busca de ajuda para socorrer os pequenos produtores de Itaquiraí
Agricultura
05 de Julho de 2024,
Departamento de Comunicação
Preocupado com a seca que atinge Itaquiraí, o prefeito Thalles Tomazelli, se deslocou para Campo Grande em busca de ajuda do Governo do Estado para amparar os pequenos produtores do município. Após o agravamento da situação, o Prefeito de Itaquiraí, rapidamente reuniu a Secretaria de Agricultura e Defesa Civil, para traçar estratégias de apoio e auxílio aos agricultores familiares. “São 12 assentamentos em Itaquiraí e muitas propriedades rurais. Estamos buscando apoio do Governo para podermos auxiliar os produtores. Nós estamos fazendo tudo que podemos, porém, devido à grande quantidade de lotes, necessitamos de medidas urgentes por parte do Governo Estadual”, disse Thalles.
A estiagem dos últimos meses vem castigado a agricultura e a pecuária itaquiraiense. O laudo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Coordenadoria do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (SEMADESC), aponta que Itaquiraí e os municípios vizinhos, estão a mais de 80 dias sem chuvas significativas.
O órgão que monitora as mudanças climáticas do estado, mostra que municípios como: Itaquiraí, Juti, Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Caarapó e Laguna Carapã, ficaram em média, com 30% abaixo da média histórica entre novembro de 2023 a abril de 2024. Portanto, a combinação da falta de chuvas e temperaturas acima da média devido a ocorrência de ondas de calor impactaram diretamente na agricultura e pecuária de muitos municípios sul-mato-grossenses.
“A seca histórica que assola o nosso município está causando prejuízos incalculáveis a toda nossa população, principalmente para os pequenos produtores. Estamos fazendo tudo que é possível para socorre o homem do campo. Na capital, solicitei ao Secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha e aos assessores, Betine e Tuta, que o Governo do MS nos ajude a levar o auxílio necessário para salvar a nossa agricultura familiar que tanto está sofrendo. É entristecedor ver o pasto seco e os nossos agricultores perdendo a produção e sofrendo para manter a alimentação dos animais”, finalizou o prefeito Thalles.