A Prefeitura de Itaquiraí, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, acaba de adquirir um caminhão Cargo – 2429, zero quilômetro, e um tanque de inox com capacidade para 15 mil litros, para atender a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agropecuários de Itaquiraí (Cooperleite).

[caption id=attachment_5191 align=alignnone width=973] Prefeito Ricardo Fávaro conversa com Sérgio Maciel da empresa SE Inox durante instalação do tanque (Foto: Edson Freitas)[/caption]

Os investimentos na aquisição do caminhão tanque chegam a R$ 280.000,00, sendo R$ 198.500,00 na compra do caminhão e R$ 70.500,00 sendo recursos viabilizados pelo Município através de projeto aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, mais contrapartida de recursos da Prefeitura de Itaquiraí.

O tanque, de inox, está sendo instalado na carroceria do Cargo 2429, pela empresa SE Inox, de Marechal Cândido Rondon (PR). Os serviços de instalação e montagem da, tomada de força, bomba de sucção, para-choque rebaixado e sinalizado, suporte de para-lama e controles para acionamento da bomba devem ser concluídos esta semana.

“Vamos entregar este caminhão tanque para atender uma antiga reivindicação da Cooperleite. Portanto, é mais uma ação do Executivo Municipal, através de nossa gestão “Trabalhando para todos”, que está sendo realizada para o fortalecimento da agricultura familiar, notadamente dos produtores de leite”, afirma o prefeito Ricardo Fávaro.

O presidente da Cooperleite, Antônio Bispo, comemora a conquista e relata que além de transportar o leite das propriedades dos 44 associados, o novo caminhão tanque irá atender outros produtores da região dos assentamentos Sul Bonito e Indaiá, num total de 130 produtores. “Esta é uma substancial conquista que, efetivamente, vai solucionar um dos principais problemas que era a falta de um caminhão tanque para o transporte da produção. Vai baratear o custo do transporte. Isso vai permitir estudos para aumentarmos a renda dos produtores, por isso, agradecemos a Secretaria da Agricultura, a Prefeitura e todos que se empenharam para garantir esta conquista que não é só da Cooperleite, mas, de todos os produtores da pecuária de leite”, destaca Bispo.