A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou hoje, dia 18 de maio, as ações alusivas ao Dia Nacional do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Afim de chamar atenção de toda sociedade, uma caminhada foi iniciada na prefeitura e percorreu algumas ruas da cidade. Alunos no Serviço de Conivência e Fortalecimento de Vínculos, participaram e carregaram faixas e cartazes com mensagens em defesa do público infanto-juvenil.

O prefeito Thalles Tomazelli, a Juíza Dra. Larissa Fiúza, os vereadores Cirço do Taxi, Jeffinho, Maria da Bello e Diu e servidores municipais acompanharam o percurso até a sede do SCFV. Para incentivar as crianças, a Secretaria de Assistência Social promoveu um concurso de desenho em quadrinhos com o tema: 18 de Maio, Faça Bonito a Culpa Não é Sua, que premiou oito alunos, cada um com uma bicicleta novinha.

Discutir esse assunto é extremamente importante e necessário. Sabemos que ainda infelizmente casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são uma realidade presente em nossa cidade. Então não podemos medir esforços enquanto poder público para promover políticas públicas de combate a este crime”, disse a secretária de assistência social, Flávia Rufino.

Para o prefeito Thalles Tomazelli, a responsabilidade é de todos. “Não podemos fechar os olhos para esta situação, temos que denunciar. Hoje são vários os canais de comunicação para fazermos as denúncias. Precisamos nos unir nessa causa, trabalhar efetivamente no combate a qualquer tipo de violência contra a criança e ao adolescente, não pelo que é garantido na constituição, mas principalmente porque elas são o futuro do nosso país. Precisamos de cada um lutando contra esse mal que assola nossa sociedade” ponderou o Thalles.