A prefeitura de Itaquiraí por meio da secretaria municipal de desenvolvimento econômico e turismo e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), iniciaram no último dia 03, segunda-feira, a Operação Verão 2022, que deverá se estender até o dia 13 de março. As equipes estão atuando em vários pontos do estado, onde estão localizadas praias artificiais, balneários, clubes com piscinas, rios e lagos.

Em Itaquiraí a corporação liderada pelo Tenente Vargas, está atuando na Praia da Amizade, local de maior concentração de pessoas neste período do ano. As ações se concentram em orientar e prevenir afogamentos e outros acidentes aquáticos. Os bombeiros militares também irão promover a educação ambiental para a preservação das águas e matas ciliares

“Nessa época do ano, tanto turistas quanto a população local, procuram em nosso Estado locais onde haja a possibilidade de diversão no meio aquático. A grande concentração de banhistas nas piscinas, balneários, clubes, rios e lagos é intensificada, em decorrência desse fator, eleva-se a incidência de ocorrências de afogamentos. Por isso estamos executando essa operação como forma de prevenção e para garantir a segurança da população”, explica o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite. (www.bombeiros.ms.gov.br)

Solicitação para a implantação de uma unidade do Corpo Militar de Bombeiros em Itaquiraí foi protocolado em Campo Grande

O prefeito Thalles Tomazelli, junto aos vereadores Jeffinho e Cicinho, estiveram no dia 21 de maio de 2021e m Campo Grande, oportunidade em que foram recebidos pelo deputado estadual Barbosinha, que acompanhou os representantes de Itaquiraí em uma reunião com o comandante do corpo de bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Djan Leite, a quem foi solicitado que seja realizado um estudo de viabilidade para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itaquiraí.

Seguindo alguns cuidados você poderá evitar acidentes;

• Evite nadar sozinho.

• Dois brasileiros morrem afogados todos os dias em nosso país por uso de álcool, pois superestima sua capacidade, seus sentidos ficam comprometidos e te expõe a riscos desnecessários.

• Após alimentar muito, não nade, pois uma indigestão pode lhe causar problemas.

• Em festas e eventos onde há piscinas, faça a segurança de seus filhos, afogamento é a 2ª causa de mortes na faixa de 01 a 09 anos de idade, seja o “Pai da Vez”, ou seja, nunca deixem as crianças sozinhas.

• Se presenciar alguém se afogando, evite a ação corpo a corpo, prefira sempre usar um galho de árvore, uma corda, uma bóia ou algo que flutue e lance para a vítima, ou seja, não entre na água se não souber nadar, peça por socorro.

• Ao entrar na água, nunca salte de locais elevados, não dê saltos mortais, não pule de cabeça, pois poderá sofrer lesões graves na coluna e no crânio, além de evitar brincadeiras de mau gosto, como trotes e caldos.

• Só conduza embarcações se for habilitado para tal, não exceda a capacidade quando estiver navegando e sempre use os coletes salva-vidas.

• Não nade em áreas proibidas com avisos de perigo, não entre em águas poluídas e respeitem todas as placas e faixas de advertência.

• Sempre obedeçam as orientações dos Bombeiros e/ou dos Salva-vidas.