Prefeitura instala câmeras de segurança nas três creches municipais de Itaquiraí
Educação
11 de Agosto de 2020,
Roney Minella
(*Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí está finalizando a instalação de 38 câmeras de segurança no recinto de três creches municipais. Receberam os equipamentos o Centro de Educação Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo (que funcionará no antigo prédio da escola Leopoldo Dalmolin), Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e Centro de Educação Infantil “Marlene Kamakura”.
A implantação do sistema de monitoramento por câmeras é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por determinação do prefeito Ricardo Fávaro Neto, e secretária de Educação e Cultura, Valdirene Rodrigues Salomão. O investimento na instalação de todos os aparelhos de filmagens e gravação foi de aproximadamente R$ 24 mil.
O videomonitoramento ou CFTV — Circuito Fechado de Televisão, comprovadamente proporcionará mais segurança aos alunos, professores e direção escolar. “Instalar as câmeras de segurança foi a maneira mais indicada que identificamos, além de ser relativamente mais barata, garante o monitoramento 24 horas por dia em todos os dias da semana. Com certeza, vai inibir e intimidar pessoas que possam ter a intenção de furtar ou danificar qualquer coisa que seja das creches de nosso município”, justifica o prefeito Ricardo, que na manhã de hoje (11-08), acompanhado pela secretária Valdirene e técnicas em Educação, vistoriou o sistema implantado no “Pica Pau”.
A secretária Valdirene recorda que meliantes, por várias vezes, arrebentaram janelas e conseguiram furtar equipamentos e produtos da merenda escolar significando enorme prejuízo para os cofres municipais. “Não vimos outra solução a não ser a instalação destes circuitos de câmeras. É uma medida de prevenção. Além de inibir a ação de criminosos, a gravação de imagens permitirá controlar atividades no ambiente, reunir provas caso haja necessidade e, sobretudo, passará uma sensação de segurança à toda comunidade escolar de cada creche. Enfim, o custo-benefício é excelente, por isso, a decisão de usar tecnologia avançada também para a segurança destas unidade educacionais”, pontua a secretária.