Ônibus itinerante da Cassems esteve no município de Itaquiraí
Geral
22 de Outubro de 2013,
Segundo o médico oncologista Fabrício Colassino Silva,do Hospital do Câncer Alfredo Abraão de Campo Grande, para os profissionais foi uma honra estar em Itaquiraí fazendo o atendimento humanizado, uma vez que com este tipo de atendimento pode ser feito o diagnóstico precoce do câncer que é a melhor forma de se tratar a doença com menos sequelas, menos amputações, menos traumas e sofrimentos para os pacientes. O objetivo é levar exames para o interior do estado oferecendo aos pacientes com tumores menores, um tratamento mais digno.
“Nós agradecemos muito em poder estar aqui no interior, fomos muito bem recebidos e em nome do prefeito Ricardo Favaro nosso agradecimento profundo, porque afinal são pessoas como ele que fazem isso acontecer juntando forças com CASSEMS, com Dr. Ricardo Ayache, que fazem essa estrutura gigantesca com essa equipe maravilhosa que a gente coordena juntamente com o hospital do Câncer de Campo Grande, trazendo um atendimento verdadeiramente oncológico”, falou o médico Fabrício.
Durante todo o sábado foram realizados 20 mamografia, 50 exame de pele com medico oncologista e 50 exame de preventivo de colo de útero. Estes atendimentos foram previamente agendados direcionados a pacientes do SUS.
As Mamografias realizadas saíram na hora, mas foram encaminhadas para Campo Grande onde o radiologista fará o laudo, sendo devolvido para o município no máximo em 30 dias e os exames de pele observado alterações no período da tarde o medico oncologista realizoui pequenas cirurgias e biopsia de pele.. Para completar o ciclo, todos os pacientes que tiver o diagnóstico de Câncer, seja ele do plano de saúde da Cassems ou do SUS, será oferecido a oportunidade de estar completando o tratamento em Campo Grande.
“Quando a gente propôs o projeto no interior, o objetivo era diminuir a incidência de câncer avançado que chegava até aos centros de referência em torno de 65 %, ou seja, de cada 100 mulheres que chegavam até a capital, 65 tinham câncer avançado, mas a partir da realização desse projeto, essa porcentagem passou para 19 %, então a gente conseguiu reduzir drasticamente trazendo a números mais aceitáveis”, informou o oncologista.
Fabrício colassino foi mais longe ainda, dizendo que: “O projeto esta ai para mostrar a todos que, alem de salvar vidas, ainda distribui a renda para uso em oncologia, pois o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, é um hospital pioneiro e referência no estado, prestando um atendimento humanizado. As pessoas que trabalham no local, fazem isso com muito amor, pois o câncer é uma doença terrível e mexe com o psicológico não só do paciente, mas também de toda família”.
O Secretário municipal de saúde Daniel Mamédio, destacou a importância de receber no município a equipe da Cassems e Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que através de profissionais especializados e modernos equipamentos de alto custo foi proporcionada uma excelente cota de procedimentos as pessoas inscritas. Ele disse que para “melhorar a qualidade de vida da população, serão intensificadas várias ações de saúde preventiva contra o câncer e outras doenças junto à população Itaquiraíense”, afirmou Daniel.
O Prefeito Ricardo esteve presente e participou da ação, ela disse que “essa parceria foi extremante necessária, pois, o seu governo não medirá esforços para proporcionar o melhor atendimento médico e hospitalar à população, especialmente através de ações preventivas eficazes contra qualquer tipo de doença, que afeta o emocional e consequentemente a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito.
O prefeito Ricardo agradeceu o presidente da Cassems, Ricardo Ayache e as equipe de profissionais da Cassems, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, o idealizador do ônibus Dr. Fabrício Colassino Silva e os servidores municipais do setor de saúde, pela dedicação e seriedade dos trabalhos realizados.