Secretaria de Assistência Social de Itaquiraí/MS participou do Encontro dos Gestores da Região Centro-Oeste
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Aparecida da Silva Favaro, acompanhada da Técnica do Órgão Gestor Elâine Andrea Landovski de Morais e a Secretária Executiva dos Conselhos Iraci Elias de Arruda; participaram no dia 20 e 21 de novembro, na capital, do “Encontro dos Gestores Municipais da Assistência Social da Região Centro-Oeste”.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), o evento tem como objetivo inspirar um amplo debate, oficinas e avaliação do movimento histórico dos 20 anos da Lei Orgânica da Assistência Social e os oito anos do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, além de discutir sobre a qualidade da gestão da política, sua estruturação e mecanismos institucionais para avançar na efetividade de gestão no âmbito dos municípios.
Durante a abertura do encontro, a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social - Tania Garib - destacou o progresso vivido pela área da Assistência Social no país, em especial no Mato Grosso do Sul. “Lembro-me bem que por várias vezes percorri vários Estados do país para conversar com gestores e levar até eles a importância devida que necessitaria ser destinada a essa área. Hoje, com esse encontro, posso dizer que avançamos, chegamos a um determinado nível, mas que há ainda muito que percorrermos”, disse.
A secretária de Assistência Social do município de Campo Grande, Thaís Helena, enfatizou o papel da secretária Tania Garib no crescimento da Assistência Social no Brasil. “Sem dúvida a secretária Tania Garib é referência quando tratamos de Assistência Social. Muitas dessas conquistas que temos hoje devemos a pessoa dela”, falou.
Sérgio Wanderly, presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de MS (Coegemas), e Valdiosmar Vieira Santos, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), também destacaram a trajetória da secretária Tania Garib.
Através do encontro, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas vem propor a nível regional uma discussão avaliativa do SUAS, onde os gestores municipais de assistência social discutirão a qualidade da gestão, estruturação, a rede socioassistencial, responsabilidades dos entes federativos, gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social, gestão integrada dos serviços e benefícios, vigilância socioassistencial, instâncias de pactuações e deliberativas, bem como consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.
Todos os assuntos levantados durante o evento serão levados ao Encontro Nacional que será realizado em Cuiabá, em abril de 2014, sob a responsabilidade dos indicados que também serão escolhidos durante a solenidade.
Também participaram da abertura do evento representantes do executivo municipal da capital, do legislativo estadual, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além do presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de MS (Coegemas) e técnicos e gestores da Assistência Social.
Serviço - O “Encontro dos Gestores Municipais de Assistência Social da Região Centro-Oeste” acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Novotel, localizado na avenida Mato Grosso, 5555, Jardim Copacabana, a partir das 7h30.