Cb image default
Divulgação

A Cooperativa Ecogreen de Itaquiraí-MS esteve presente no Encontro CATAR (Catadores em Ação pela Transformação Ambiental e Reconhecimento), realizado nos dias 22 e 23 de maio, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia-GO.

O evento reuniu representantes de cooperativas de todo o Brasil para debater temas fundamentais ligados à atuação dos catadores e à agenda ambiental do país.

Representando Itaquiraí, os catadores Juliendini e Lucas participaram das discussões, levando a voz e a experiência da Cooperativa Ecogreen, referência em coleta seletiva e reciclagem no município.

Durante o evento, foram abordados temas como direitos dos trabalhadores dos centros de triagem, extinção dos lixões, contratos de prestação de serviço, empreendedorismo, logística reversa, salários, insalubridade, benefícios sociais, e ainda a possibilidade de isenções tributárias como PIS, COFINS, ICMS e Imposto de Renda, voltadas para o setor.

O encontro teve a presença de importantes autoridades e representantes de instituições públicas e privadas, como: Sebastião Santos, presidente fundador do MESC e ganhador do Oscar; Valéria, advogada da União; Alexandre Araújo, representante da Tetra Pak; Deputada Federal Flávia Morais; Vereadores de Goiânia; Valéria Bastos, da PUC-Rio e Angelita Pereira Lima, reitora da UFG.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaquiraí apoia e incentiva iniciativas como essa, que fortalecem o papel dos catadores e promovem o desenvolvimento sustentável. A participação no Encontro CATAR reafirma o compromisso do município com as políticas públicas voltadas à valorização da categoria, à preservação ambiental e à transformação social por meio da inclusão produtiva.