O núcleo de educação permanente da atenção básica em parceria com o programa saúde da mulher realizou junto às equipes de saúde a capacitação “Educação Permanente para o Pré-Natal: atenção qualificada e oportuna”

Foram pautas de discussão durante as reuniões com as equipes de saúde da família avaliação pré-concepcional, planejamento familiar e suas contribuições e os passos para a realização de um pré-natal qualificado e efetivo em suas ações. Os assuntos abordados proporcionaram a reflexão sobre como têm sido conduzidas as consultas pré-natal realizadas pelos enfermeiros e médicos dos postos de saúde, bem como sobre a importância de todos os profissionais no atendimento às gestantes e mulheres que pretendem engravidar.

De acordo com o responsável pelo programa de capacitação, Enf. Eduardo Sandim, realizar esta capacitação permitiu fomentar o senso crítico sobre a qualidade do atendimento às gestantes, considerando que todas as equipes já têm desenvolvido um trabalho de melhoria contínua, aperfeiçoando cada vez mais as consultas e demais atendimentos pensando na qualidade de vida da população, e em se tratando da gestação, a saúde materno-infantil torna-se um tema extremamente relevante.

Segundo a coordenadora do programa saúde da mulher, Enfa. Gisele Mônego, está foi uma oportunidade ímpar para estreitar relações com as equipes de saúde, buscando o aperfeiçoamento da atenção à saúde da mulher, onde foi possível discutir e conhecer a realidade de cada posto de saúde, bem como os desafios enfrentados na busca pelo atendimento de excelência em se tratando do pré-natal.

Esta ação favorece a busca pela qualidade do cuidado às mulheres e em especial àquelas em situação de gestantes, ao passo que profissionais quando são capacitados, sentem-se motivados, gerando o engajamento nas ações necessárias à atenção qualificada e oportuna para a realização de atendimentos de pré-natal efetivamente fortalecidos.