A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o início da época do ano em que ocorre aumento nos casos de doenças respiratórias, principalmente gripe, em um período que vai de abril a setembro.

Além da influenza, o vírus da covid-19 segue em circulação no município e em todo país.

Neste ano a Secretaria de Saúde registrou 163 casos positivos de 1º de janeiro a 10 de abril. Conforme o último boletim divulgado pela saúde municipal, sete pessoas estão contaminadas com o vírus, um número considerado baixo. Os sintomas são semelhantes aos da gripe e os testes estão disponíveis nas unidades de saúde do município, sem nenhuma restrição.

A vacina é a melhor forma de prevenir as duas doenças. No caso da gripe, a campanha de vacinação já começou e vai até o dia 31 de maio, podendo ser prorrogada. No caso da covid-19, a dose de reforço está disponível em todas unidades de saúde, tanto urbana quanto rural.

A saúde municipal recomenda que as pessoas reforcem os cuidados como; evitar aglomerações e higienizar-se frequentemente com água e sabão ou álcool 70%, além e manter os ambientes arejados.