A Prefeitura de Itaquiraí, recebeu na tarde de hoje (19), 220 doses da vacina contra a Covid-19. No último domingo (17), as vacinas Coronavac e de Oxford foram aprovadas pela ANVISA para o uso emergencial. As doses disponibilizadas pelo Governo Federal nesta primeira etapa, são exclusivamente para os profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

O Prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, comemorou a chegada da vacina, e afirmou que todos os esforços serão direcionados no intuito de garantir a imunização para o maior número de pessoas possíveis.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos de Souza, as doses que chegaram hoje serão suficientes apenas para os servidores da linha de frente, que estão dia após dia na batalha contra o vírus. “O Ministério da Saúde deve disponibilizar as vacinas por etapas, enquanto não conseguirmos imunizar a nossa população, não podemos descuidar, precisamos manter as medidas de segurança”, disse o Secretário Municipal de Saúde.

“Mesmo após o uso da vacina contra o coronavírus, a máscara e todas as medidas de biossegurança continuam sendo necessárias. Isso porque o imunizante deverá evitar que a pessoa contraia a doença, mas não se sabe ainda se será capaz de impedir que ela continue transmitindo o vírus”, explica o médico e vice-prefeito Dr. Bruno.

“Até não termos a garantia da eficácia da vacina e a nossa população fora de risco, precisamos que todos nos ajudem, seguindo os protocolos de cuidados que o Ministério da Saúde recomenda, peço a colaboração de todos, evitem aglomerações, façam a higienização pessoal, mantenham o distanciamento e use máscara ao sair de casa, nos ajudem a evitarmos a disseminação do vírus, acredito que em breve, com a disponibilidade de mais vacinas, vamos imunizar a toda a nossa gente”, finalizou o prefeito Thalles.