A secretaria municipal de saúde em parceria com a assistência social, está expandindo o programa de combate ao tabagismo. Após implantar o atendimento na zona urbana, a prefeitura de Itaquiraí está levando o programa para os moradores da zona rural. Para dar início na formação dos novos grupos, na última semana os agentes comunitários de saúde do P.A. Santa Rosa receberam a capacitação oferecida pela psicóloga da secretaria de assistência social, Emeline Fabrícia Dias. Em breve, outras unidades estarão aptas para realizar os atendimentos.

Com o treinamento, os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais estão preparados para realizar consultas de avaliações, identificando o grau de dependência de cada paciente para aplicar o melhor método do tratamento.

Prejuízos à saúde causado pelo consumo de produtos de tabaco;

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo, a dependência de nicotina tem relação direta com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses).