(Roney Minella) – A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Saúde reiniciou as atividades do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). O programa desenvolve ações de maneira integrada junto às Unidades de Estratégia de Saúde da Família.

A Coordenadora do Programa, Farmacêutica Bioquímica Lizandra Carolina Bonfim de Lima, informa que os atendimentos tiveram início no dia 6 de junho passado. Segundo ela, o NASF é composto por uma Equipe Multiprofissional com, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, e assistente social.

“Atuamos contribuindo diretamente nas ações do cuidado aos  usuários do SUS, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é garantir a diminuição dos índices de adoecimento  e, sobretudo, fomentar as ações de educação em saúde nas comunidades, onde todos os programas são realizados pela equipe multidisciplinar”, pontua a coordenadora do NASF.

Ela acrescenta que os programas já estão sendo desenvolvidos e contemplam, por exemplo, os beneficiários do Grupo Bem viver, com pacientes da terceira idade, coordenado pela fisioterapeuta Kelly Batista com a colaboração de Sara Strehl Duarte(Psicóloga), duas ACS, Sônia e Evanilde, e sua participação como farmacêutica bioquímica. “O trabalho inclui ginástica laboral, alongamento, atividades físicas, aferição de pressão, dinâmicas, entre outras atividades que são desenvolvidas todas as sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã, no salão comunitário do Boa Vista”, frisa Lizandra Carolina.

MAIS AÇÕES

*Programa Tabagismo – coordenado pela Farmacêutica Bioquímica Lizandra Carolina Lima, destinados a pacientes que desejam largar o vício.

*Programa com as Gestantes – coordenado pela Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Daniele Aparecida Oliveira de Souza.

*Grupo Arte do Cuidar – coordenado pela Psicóloga Sara Strehl Duarte, que estará desenvolvendo atividades e palestras com os alunos e as mães da APAE, a fim de promover a melhora e o bem estar do envolvidos. As atividades são desenvolvidas quinzenalmente.

*Grupo Mãos de Ouro – coordenado pela Assistente Social Rotilde. Este programa se constitui o bordado com pacientes da terceira idade, todas as terças-feiras às 8h00 da manhã no ESF Primavera.

Equipe do NASF no “Hiperdia” do Assentamento Santa Rosa.

“Também realizamos visitas domiciliares, conforme as necessidades e encaminhamentos dos enfermeiros responsáveis dos ESFs. As ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 2), são realizadas prioritariamente por meio da organização do trabalho em grupo articulado de modo intersetorial entre as Secretarias Municipais da Saúde, da Educação, da Assistência Social, dentre outros órgãos públicos, sendo os grupos coordenados por um ou mais profissionais que integram a equipe NASF”, anuncia a coordenadora Lizandra.

Coordenadora do NASF, Lizandra Carolina durante palestra para usuários do SUS de Itaquiraí.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, enfatiza a importância da reativação do NASF. “Esta equipe atua de acordo com as necessidades levantadas pelas Equipes de Estratégia da Saúde da Família –  ESFs, de cada território de abrangência deste NASF. A partir daí, são planejadas as mais diferenciadas ações, as quais, posteriormente, terminam descritas em Projetos de Trabalho elaborados pelos profissionais responsáveis pela condução dessas atividades coletivas. E os trabalho já vem apresentando resultados positivos, pois, envolvem os pacientes, as pessoas, através de um trabalho muito mais humanizado”, destaca Marcelo.

Palestra no “Hiperdia” para usuários no Assentamento Sul Bonito, para a Colônia de Pescadores.

Na avaliação do prefeito Ricardo Fávaro, o NASF é imprescindível na meta de melhorar os atendimentos da Saúde. “Com mais esta integração estaremos promovendo a prevenção e garantindo mais eficácia no acompanhamento dos usuários. O único objetivo é o de restabelecer a saúde, devolver a auto-estima das pessoas, e a disposição para vencer as lutas diária, pois, tudo isso só é possível tendo boa saúde. Enfim, é mais um programa implantado pelo Município para proporcionar vida digna ao povo de Itaquiraí”, afirma o prefeito Ricardo.

Equipe do NASF junto ao grupo da melhor idade do Projeto Bom Viver.