(*Roney Minellla) - Prossegue o mutirão de limpeza em Itaquiraí. A ação da Prefeitura com as participações de equipes da Secretaria de Obras, Saúde (ACSs, ACEs e Visa), Meio Ambiente e Agricultura está realizando hoje (18-03), os trabalhos nos bairros Seac, Boa Vista e centro da cidade.

A limpeza geral, com retirada do lixo das residências por parte dos moradores, distribuição de panfletos educativos e eliminação de focos de mosquitos e de água parada por parte de servidores da Saúde, e recolhimento do lixo sob a responsabilidade da empresa Morhena, são algumas das ações visando o combate ao mosquito Aedes aegypti no combate à dengue.

"Iniciamos o mutirão no Nova Esperança e Nova Era. Ontem, estivemos no Jardim Primavera e bairro Betel. Hoje, mais uma vez, contamos com a participação de aproximadamente 50 colaboradores nesta ação que foi determinada pelo prefeito Ricardo Fávaro e inclusive está limpando até terrenos baldios".

"Porém, os moradores precisam se conscientizar de que do portão para dentro de seu quintal a responsabilidade da limpeza e retirada do lixo é de sua responsabilidade. Nesta ação, acabamos entrando nos quintais para agilizar a coleta e retirada dos materiais. Boa parte da população entendeu, colaborou e apoiou o mutirão, mas, infelizmente, alguns dificultaram", afirma o coordenador do Controle de Vetores, Marcos Aurélio.

O secretário municipal de Saúde que participou diretamente do mutirão informa que o trabalho continuará amanhã e será encerrado sexta-feira, dia 20. "Vamos realizar este trabalho em todos os cantos da cidade. Queremos deixar Itaquiraí com uma aparência mais agradável e, ao mesmo tempo, combater a dengue. E o sucesso deste trabalho depende do apoio da comunidade. Por isso, mais uma vez pedimos que as pessoas continuem acondicionando o lixo doméstico em sacos plásticos e deixando visível nas calçadas para que possamos fazer o devido recolhimento. Os demais materiais como papelão, garrafas pet, vidros e latinhas serão recolhidos pela equipe de reciclagem, como já ocorreu nos demais bairros onde passamos", pontua Marcelo Batista Rosa.

*Roney Minella - Jornalista-Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí - (DRT/MS 1432) - Fotos: Guiomar Biondo