A prefeitura de Itaquiraí por meio da secretaria municipal de saúde, alerta a população sobre o aumento de casos de gripe no estado de Mato Grosso do Sul, de acordo com a secretaria estadual de saúde, o vírus da influenza H3N2 já causou 04 óbitos no estado. Em Itaquiraí ainda não foi confirmado nenhum caso positivo da nova gripe. A H3N2 é uma nova variante da influenza, que é uma das principais responsáveis pela gripe comum, sendo facilmente transmitida entre pessoas por gotículas liberadas no ar através de tosse ou espirros.

Os sintomas são; febre alta, inflamação na garganta, dores musculares, tosse e dor de cabeça. A prevenção da H3N2 segue as mesmas medias de biossegurança adotadas para evitar a transmissão da Covid-19, como o distanciamento físico, uso de máscara em locais de fluxo de pessoas e higienizar-se várias vezes ao dia.

De acordo com o secretário Luiz Carlos, as pessoas que apresentarem os sintomas, devem evitar de comparecerem a locais onde a concentração de pessoas e procurarem uma unidade de saúde. Não precisamos entrar em pânico, basta seguirmos com os protocolos de prevenção a covid-19, já que as duas doenças têm um grande poder de contaminação. É de extrema importância que tenhamos responsabilidade.