A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente, sexta-feira, dia 01/07, o Projeto Municipal Doce Começo e o Bem Nascer MS, de autoria do governo do estado.

O evento de lançamento contou com aproximadamente 50 gestantes onde as mulheres puderam tirar dúvidas, assistirem palestras e participarem de sorteio de brindes. O novo modelo de atendimento é direcionado a todas as gestantes do município que queiram participar do projeto. As futuras mamães receberão além do acompanhamento médico, orientações e outros protocolos de avaliação.

Desde o início deste novo formato de atendimento, antes mesmo do lançamento oficial, diversas mulheres já vinham recebendo atendimentos, como: Acompanhamento e desenvolvimento gestacional; suporte multidisciplinar através de atividades com a finalidade de preparação para o parto; identificação de algumas doenças; atendimento psicológico; orientação sobre a vacinação e planejamento familiar. O projeto do Governo de Mato Grosso do Sul, Bem Nascer MS, surge para diminuir a mortalidade materna e infantil.

“É um projeto que visa melhorar a atenção básica e o pré-natal das nossas gestantes. É mais um passo que estamos dando para a melhoria no sistema de saúde pública municipal. A saúde do município tem uma atenção especial por parte do prefeito Thalles e do nosso vice, Dr. Bruno. Estamos cumprindo com as determinações da administração, que prioriza o bom atendimento a todos os munícipes”, enfatizou o secretário Luiz Carlos.

Todas as mulheres que optarem em realizar o pré-natal na saúde municipal, receberão um kit composto com bolsa personalizada, materiais de higiene, bem como apetrechos para curativos do coto umbilical.