Vigilância Sanitária aperta a fiscalização em ação de combate ao coronavírus
Saúde
04 de Dezembro de 2020,
Roney Minella
A fiscalização conta com a participação da equipe de Controle de Vetores que, além de agir na cobrança do cumprimento dos decretos municipais anteriores e o recém editado de Nº 4809/2020, atua no combate às doenças endêmicas, dentre elas, a dengue.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Batista Rosa, além do trabalho rotineiro a Visa de Itaquiraí programou as fiscalizações conjuntas as quais já estão sendo realizadas nos finais de semana. “Devido ao crescimento de casos de Covid-19 na cidade, as fiscalizações voltam a ocorrer com mais rigor, pois, houve o relaxamento das medidas preventivas”.
Além de citar as providências que devem ser tomadas pelos comerciantes de uma forma geral, Marcelo Rosa alerta que os cuidados precisam ser de todos, não só dos comerciantes, e sim, de toda a população. “Deve-se manter o uso de máscaras, não fazer aglomeração, adotar espontaneamente o distanciamento social, lavar as mãos diversas vezes ao dia, enfim, todo aquele protocolo amplamente divulgado e já conhecido por todos. Se não houver esta cooperação poderemos ter um triste quadro de muitos infectados com pessoas e famílias impactadas negativamente por este vírus que pode sim, ser vencido”, pontua o secretário de Saúde de Itaquiraí.
A coordenadora da Visa, farmacêutica Franciele Gandolfo, tranquiliza os comerciantes afirmando que a fiscalização dos agentes da Vigilância Sanitária e do Controle de Vetores não tem o propósito único de aplicar multas. “Começamos com orientação geral. Se identificada irregularidade é feita a notificação. Somente após confirmado o descumprimento reiterado das medidas é que as sanções legais são aplicadas”, explica.
COMPÕEM A EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO
Manoel Domingos dos Santos Neto - Fiscal da Vigilância Sanitária; Maria Rosimeire, Gustavo Vinícius Puppo e Elaine Andrea Moraes – agentes da Vigilância Sanitária; Marcos Aurélio - Coordenador do Departamento de controle de Vetores; Pedro Costa Neves Filho, Paulo Sérgio da Silva, Claudia Meire Brandão, Alessandro de Souza Oliveira, Ivanildo Celestino da Silva, André Rodrigo Correa, e Joseane Pires dos Santos – agentes de controle de Vetores.