O Departamento de Meio Ambiente, órgão da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Itaquiraí, retomou as atividades promovendo a 1ª reunião do ano com os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O evento, realizado na sede da Secretaria de Agricultura, foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura Daniel Mamédio do Nascimento, e conduzido pela diretora do Departamento de Meio Ambiente, Viviane Angelina.

[caption id=attachment_3921 align=alignnone width=1024] Viviane Angelina apresenta metas 2015, em reunião do Conselho de Meio Ambiente de Itaquiraí (Foto: Edson Freitas[/caption]

Após a apresentação nominal dos conselheiros presentes, a diretora de Meio Ambiente expôs a pauta da reunião, dando destaque para a apresentação do plano de ações para 2015, visando, principalmente, cumprir lei regulamentares ligadas às questões ambientes, notadamente as de responsabilidade do Município.

Em outra parte da reunião ocorrida nesta quarta-feira (11-02), os membros conselheiros foram convidados a apresentar sugestões, para que seja definido um cronograma de atividades. As responsabilidades dos conselheiros, sobretudo, como agentes fiscalizadores do meio ambiente, também foram abordadas por Viviane Angelina.

O vice-prefeito Daniel Mamédio destacou a importância da reunião do conselho, considerando este o fórum mais legítimo para se discutir todas as questões ambientais, identificando os problemas e, principalmente, se buscar as soluções. “Temos dentro de nosso território, uma das maiores diversidades de recursos naturais, formada por rios, remanescentes florestais, enfim, uma flora e fauna abundante. Diante disso, vislumbramos um potencial enorme para se definir novas áreas de proteção permanente. Enfim, o Município precisa cuidar de todo este ecossistema para que ocorra o desenvolvimento sustentável. Só assim poderemos ampliar a participação de Itaquiraí na divisão do ICMS Ecológico e investir mais na preservação e ações ambientais”, argumentou o secretário de Agricultura.

Ao discutirem fatos que têm relação direta com lei municipal de meio ambiente, os membros do Conselho esclareceram dúvidas e deverão apresentar, em nova reunião, propostas de parcerias que possibilitem aumentar a fiscalização e o cumprimento das normas ambientais, seja dentro do perímetro urbano ou nos territórios rurais do município.

Por último, entrou na pauta a aprovação do Plano de Aplicação de 2015. “Somente com a aprovação do Plano de Gestão e com a inscrição de novas unidades de conservação no cadastro estadual do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), é que o Município vai melhorar a arrecadação de ICMS Ecológico, e essa é uma das metas que temos”, justificou Viviane Angelina.

Participaram da reunião além do Secretário Daniel e da Diretora Viviane, representantes de segmentos organizados, dentre eles, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsemi), Laércio Bueno de Oliveira, Odimar de Souza (diretor de serviços públicos da zona rural), Jorge Ferreira (técnico agrícola da Secretaria de Agricultura), Lorival M. Cardoso (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Douglas Tofanim (Suplente do Secretário de Administração), e os estagiários do Departamento de Meio Ambiente, Hudson Gomes e Francieli Cristina.