O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na última terça-feira (03-02), as discussões técnicas que resultarão, num futuro próximo, na identificação e implantação de novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), dentro do território do município de Itaquiraí.

[caption id=attachment_3586 align=alignnone width=1024] Técnicos do ICMBio, ambientalistas, líderes de assentamentos e Departamento de Meio Ambiente discutem APPs em Itaquiraí (Foto: Divulgação)[/caption]

Para iniciar os trabalhos o Departamento de Meio Ambiente de Itaquiraí contou com as participações dos representantes, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Érick Xavier – Chefe da APA - Ilhas e Várzeas do Rio Paraná), e do Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência/CORIPA, localizado na divisa do Estado do Paraná com o Mato Grosso do Sul e Paraguai Rafael e Maria Cristina – ambos analistas ambientais.

A diretora do Meio Ambiente, Viviane Angelina, informou que a reunião envolveu a participação de lideranças dos assentamentos e, em breve, mais atores, principalmente da zona rural, serão convidados a discutirem as ações ambientais do município. “Estamos dando início a Construção participativa do diagnóstico territorial para APA – Ilhas e Várzeas do Rio Paraná”, resumiu Viviane.

Na avaliação do vice-prefeito e Secretário de Agricultura, Daniel Mamédio, foi de grande importância a participação dos líderes dos assentamentos, pois, foram tratados detalhes para o mapeamento e levantamento de informações sobre as áreas, desde Reservas Legais, APP’s, áreas degradadas. “Todas estas informações são relevantes para a construção do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) que permitirão, principalmente, aumentar o ICMS Ecológico de Itaquiraí. Assim, o Município amplia sua responsabilidade ambiental, com vistas à preservação da biodiversidade e, sobretudo, promovendo o desenvolvimento de forma sustentável”.