Alunos da rede municipal recebem aulas remotas

04.06.2020

Alunos da rede municipal recebem aulas remotas

A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa que em virtude do isolamento social, vivido em decorrência da pandemia da COVID -19, todas as escolas municipais passaram a disponibilizar aulas remotas vinculantes, não presenciais com o auxílio do uso de redes sociais para distribuição de conteúdo, grupos para o diálogo com professores, pais e alunos, para efetivar as atividades virtuais.

O mês de março foi marcado pela chegada do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul e a mudança na rotina da população em todo o Estado e do Munícipio de Itaquiraí. Nas 06 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) não foi diferente e, desde o dia 18 de março, aproximadamente dois mil e quinhentos alunos passaram a ser atendidos de forma “não presencial”, com a adoção das Aulas Remotas Vinculantes, realizadas por meio de recursos como aplicativo de mensagens (WhatsApp, E-mail e canais voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais) bem como atividades impressas.

Com isso, foram criadas verdadeiras turmas virtuais para o envio e recebimento dos conteúdos, diariamente, formulados pelos docentes que também passaram a trabalhar em casa.

Outro ponto, durante estes primeiros meses de aulas não presenciais, foi a inovação das escolas, que adotaram medidas criativas para compartilhar os conteúdos e para acompanhar o desenvolvimento das atividades. Gestores das escolas e professores trabalharam para o atendimento de casos pontuais e dúvidas, a alternativa foi elaborar apostila para os alunos da pré-escola, 1º e 2º anos e para os alunos sem acesso à internet ou com baixa conectividade, a alternativa foi em busca da praticidade. As escolas da REME passaram a fornecer materiais impressos que ficaram à disposição de alunos, pais e responsáveis para retirada na própria unidade escolar, e para os alunos da zona rural que não tem acesso ao transporte e internet a escola fará o possível para entregar o material impresso para o aluno.

#Escolas seguiram funcionando

Desde o início do período de suspensão das aulas presenciais, as unidades de ensino da Rede Municipal passaram a operar de forma escalonada, reduzindo – assim – o fluxo de pessoas ao mesmo tempo nas dependências das escolas. A medida foi uma das iniciativas adotadas para combater o avanço da Covid-19 e resultou, ainda, na mudança de rotina de centenas de professores, que passaram a atuar (quando possível) no regime de teletrabalho.

#Monitoramento das ações

A fim de acompanhar todo o fluxo de trabalho e atender possíveis dúvidas, a SEMED também realizou reuniões com gestores, para realizar esclarecimentos e orientações sobre procedimentos e novidades para as escolas nestes primeiros meses.

A Secretária Municipal de Educação Valdirene Rodrigues Salomão reafirma o compromisso da gestão com a educação: “Nós estamos buscando todos os meios possíveis para tornarmos nesse período pandêmico o menos sofrido para nossos alunos. É importante saber que é em caráter emergencial, e tão logo seja possível, estaremos em nossas escolas, para continuarmos juntos, pois a pandemia há de passar com a graça do Senhor”, finalizou a Secretária de Educação.

“As questões curriculares e metodológicas continuam. O momento é de todos manterem tranquilidade, e que aconteça o diálogo com as famílias, orientar os pais para rotina mínima de auxílio nas atividades propostas, e as escolas fazerem o possível para que todos os estudantes tenham acesso aos materiais, por vias digitais ou impresso. E por fim parabenizar professores, coordenação e diretores dos Centros de Educação Infantil e escolas da Rede Municipal de Ensino pelo trabalho realizado, pois é um momento de aprendizado para todos, pois não estávamos preparados para essa situação, e agradecer também a parceria e compreensão das famílias. E que Deus nos abençoe para que possamos atravessar essa pandemia com saúde e para isso precisamos tomar os devidos cuidados”, finaliza o Prefeito Ricardo Fávaro Neto.

Fonte: Márcia Ramos

Cb image default
Divulgação