Durante a semana dedicada a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu uma extensa programação envolvendo as Escolas Estaduais: José Juarez de Oliveira e Manoel Guilherme dos Santos e os CEIS: São Carlos Borromeu e Marlene Pereira Kamakura.

A ação de preservação ambiental consistiu-se em palestras e distribuição de mudas de diversas espécies nativa para alunos e comunidade rural.

O principal ponto turístico do município, a Praia da Amizade, recebeu os alunos da Escola Manoel Guilherme dos Santos, acompanhados da professora, Flavia Batista Emídio, onde iniciaram o dia com atividades física ao ar livre e, após, seguiram para as trilhas fazendo o recolhimento de lixo encontrado pelo caminho. “Temos diversas lixeiras espalhadas pela prainha, mas algumas pessoas insistem em descartar o lixo nos lugares inapropriados”, observou Fábio Lorenci.

Outro ponto importante foi a conscientização ambiental sobre a coleta seletiva, envolvendo todas escolas do município. Em Itaquiraí a administração do prefeito Thalles Tomazelli e do vice, Dr. Bruno Bogoni, tem se preocupado constantemente com a preservação ambiental. Para se ter uma ideia, os assentamentos estão recebendo a instalação de pontos de coleta e, na zona urbana, deu-se início a coleta seletiva que acontece todas as quintas-feiras.

Durante os eventos organizados pela Prefeitura, os servidores da Secretaria de Meio Ambiente instalam lixeiras e bags para que as pessoas se conscientizem e passem a descartar todo lixo de forma correta e, posteriormente, a Secretaria de Meio Ambiente dá destino final de todo material recolhido, evitando a contaminação do solo.