Além de conscientizar a população através de campanhas e fiscalização aos imóveis, o controle de vetores está capacitando os ACSs da região do complexo Santo Antônio, afim de intensificar as medidas preventivas para a eliminação dos criadouros do mosquito. A região está com alto índice de notificação de dengue e chikungunya o que deixa à saúde municipal em estado de alerta.

De acordo com o secretário Luiz Carlos, não há agente de endemias na zona rural, o que se fez necessário o treinamento dos ACSs. Os agentes foram submetidos a capacitações teóricas e práticas e teve como responsável os servidores do controle de vetores: Gustavo Vinício Puppo e Leandro Soares de Souza.

A Secretaria Municipal de Saúde apela à população para que redobre os cuidados e alerta que a preocupação é de todos. “O controle de vetores mantém durante todo o ano um acompanhamento em relação ao mosquito, porém, a parceria da população é imprescindível. Eliminar água parada é a maneira mais eficaz de combater o Aedes, transmissor das doenças Dengue, Zika e Febre Chikungunya”, disse o secretário Luiza Carlos de Souza.