Desenvolvendo o Programa Saúde na Escola, a Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e suas Unidades, realizou nos dias 03, 04 de junho (segunda e terça-feira), uma capacitação destinada aos professores e monitores das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) sobre a prevenção do vírus que causa a Síndrome Mão-Pé-Boca (SMPB). Já no dia 05 (quarta-feira), os profissionais da Saúde Municipal orientaram os alunos sobre os cuidados necessários para evitar o contágio. Foram atendidas: Creche São Carlos Barromeu, Creche Marlene Kamakura, Creche Pequeno Príncipe, Escola Tertulina, Escola Caburai, Escola Sítio do Pica Pau Amarelo e Centro Educacional de Itaquiraí.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Pupo, a palestra foi referente a síndrome Mão-Pé-Boca que atinge, principalmente, crianças com até cinco anos de idade, mas que, também, pode acometer adultos. Seus sintomas mais comuns são: febre, dor no corpo, lesões na boca, nas mãos e nos pés, o que dificulta, muitas vezes, a alimentação da criança doente.

Serginho explicou que tal providência se fez necessária, porque nos períodos de inverno são mais propícios para a transmissão do vírus dessa doença, tendo em vista a maior aglomeração de pessoas. A transmissão se dá por meio de gotículas minúsculas que circula no ar e são altamente infecciosas, por isso é indicado o isolamento social da pessoa acometida com essa doença. O diagnóstico é clínico e não existe um exame específico, enquanto o tratamento é sintomático e normalmente inclui o uso de antitérmico e anti-inflamatórios, conforme prescrição médica.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí, a pedido do prefeito Thalles Tomazelli e seu vice, Dr. Bruno Bogoni, que é médico, vem desenvolvendo uma campanha de conscientização e orientação para que quando alguém apresentar algum sintoma desse, procurar o mais rápido possível uma Unidade de Saúde mais próxima.

O prefeito Thalles Tomazelli, tem dedicado uma atenção especial e priorizando um atendimento diferenciado aos moradores do município no tocante a oferecer a melhor saúde pública possível e ao alcance de Itaquiraí.