Cb image default
Divulgação

A secretaria municipal de saúde, segue disponibilizando cursos e palestras para capacitação dos servidores da área da saúde. Desta vez foi disponibilizado para os ACs – Agentes Comunitários de Saúde, da unidade do MST, no complexo Santo Antônio. A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Eduardo Sandim, que fez várias explanações sobre como a doença e transmitida e o atendimento necessário para as pessoas que vierem a contrai-la.

A Leishmaniose Tegumentaré transmitida por insetos conhecidos popularmente, dependendo da localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros.

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT. As mais importantes são: Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L.(V.) braziliensis. A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas.

Cb image default
Divulgação